Escolha uma Página

Evento, de 03 a 05 de outubro, vai ser oportunidade de visualizar recentes avanços da empresa nas regiões Sudeste e Norte-Nordeste e apresentar expansão de serviços para conectividade de datacenters

A Eletronet – fornecedora de serviços de trânsito IP e circuitos de alta velocidade em longa distância por rede de fibra óptica em OPGW – participa do Futurecom 2023 apresentando novidades em seu portfólio de serviços e de soluções de conectividade, além de mostrar resultados de seus avanços em infraestrutura alcançados este ano, com a inauguração do IX em Belo Horizonte (MG) e a modernização do POP em Imperatriz (MA). O evento acontece de 03 a 05 de outubro, em São Paulo, no São Paulo Expo.

A Eletronet opera em 27 IXs, sendo 19 nacionais (com cinco próprios e participação em outros 14, conectada diretamente ao IX central) e oito internacionais. A operadora ainda conta com 166 POPs interligados em sua rede própria de fibra óptica. Em julho deste ano, inaugurou o Ponto de Troca de Tráfego (PTT) ou Internet Exchange Point (PIX) de Belo Horizonte, com 104 participantes e mais de 60 Gbps de tráfego, atendendo a provedores da região e também prestadores de serviço de outras partes do Brasil interessados em trocar tráfego e acessar conteúdos utilizando este PIX. Com a iniciativa, esses clientes saíram na frente com conectividade diferenciada por meio de peering com os participantes do ponto de troca de tráfego de Belo Horizonte. 

Em agosto, a Eletronet modernizou e ampliou seu Ponto de Presença (PoP) na cidade de Imperatriz, localizada na região Oeste do Maranhão e na divisa entre as regiões Norte e Nordeste. Considerada o “Portal da Amazônia”, o POP de Imperatriz permitiu a chegada do sinal de internet em alta conectividade às duas regiões, movimentando a economia e o desenvolvimento local. Do ponto de vista técnico, possibilitou aumento de competitividade entre os ISPs contratantes, pois o equipamento na vanguarda da tecnologia e com infraestrutura robusta, oferece conectividade com um sinal mais estável, aumentando a confiabilidade e a satisfação dos clientes.

Datacenters

Outra proposta de serviço que será apresentada na Futurecom é a busca por alianças com operadoras de datacenters a fim de potencializar a capilaridade da rede Eletronet e abrir novas oportunidades de negócios. Este investimento vem da proposta de diversificação nos negócios que a Eletronet está encampando este ano, ampliando seu mercado junto a operadoras de datacenter e provedores de conteúdo. A proposta é estabelecer a melhor conectividade entre o usuário final e os produtores de conteúdo, acelerando conexão, reduzindo latência e taxa de indisponibilidade e, ao mesmo tempo, ofertar os demais serviços Eletronet ao próprio datacenter e seus usuários. 

Família IP

As recentes adições à Família IP também serão uma atração da Eletronet na Futurecom 2023, como o IP MultiPoP, última adição à lista. Esta solução oferece uma arquitetura de rede distribuída na qual ISPs e operadoras de telecomunicações conectados aos Points of Presence da Eletronet podem utilizar os PoPs Core da companhia, localizados em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE), garantindo a continuidade dos serviços até mesmo em caso de falhas do POP principal. Além da redundância, o IP MultiPoP também oferece um aumento da segurança, uma vez que, com vários PoPs espalhados geograficamente, a rede é menos vulnerável a ataques maliciosos que possam ter como alvo um único PoP.

Outros destaques da família IP da Eletronet são: IP Brasil, uma opção mais competitiva para conteúdos nacionais em 19 PIXs espalhados pelo País; Full IP, que conta com o Full Routing e dá acesso irrestrito aos conteúdos nacionais e internacionais; e a modalidade Burstable IP, na qual o consumo e pagamento são flexíveis.

Sobre a Eletronet  

A Eletronet possui uma rede nacional de fibra óptica baseada em tecnologia OPGW (Optical Ground Wire) com mais de 17 mil km, 166 POPs em 18 estados do Brasil, integrados às redes de transmissão de energia elétrica. Por meio desta estrutura de alta capacidade e disponibilidade, são prestados serviços de telecomunicações com altos níveis de qualidade para provedores de serviços de Internet (ISP) e operadoras de telecomunicações. Saiba mais em: www.eletronet.com