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Dados divulgados pela Anatel mostram que o mês de junho terminou com 26,2 milhões de linhas ativas do serviço de telefonia fixa. A fibra continua como a tecnologia mais utilizada para acessar o serviço, sendo responsável por 12,1 milhões de clientes do STFC, o que representa um aumento de 14% em doze meses.

O cabo metálico, infraestrutura que alcança quase a totalidade o território nacional, ficou na frente da fibra óptica na oferta do serviço até junho de 2022. Já em junho deste ano havia 9,1 milhão de clientes de telefonia fixa atendidos com redes de cobre, em queda de 19,8%.

No consolidado das tecnologias, quando se compara com junho de 2022, a diferença em 12 meses na telefonia fixa foi de 6% a menos de linhas ativas. Quando se observa a queda de assinantes do serviço entre os meses de maio de junho, nota-se uma diferença mensal de 0,7% a menos de clientes do serviço.

Os dados da Anatel mostram ainda que a queda do serviço vem acontecendo tanto entre os clientes pessoa física quanto entre os pessoa jurídica. Em junho, os primeiros representavam 14,2 milhões de clientes (-9,6% em doze meses). Já as pessoas jurídicas, somaram em junho 11,9 milhões de clientes (-1,2%, ou ritmo mais lento)

Claro na liderança

Os dados da Anatel também mostram que a operadora Claro é a líder na oferta do serviço de telefonia fixa no Brasil, com 7,6 milhões de clientes. A segunda, é a Oi, com 7,3 milhões de clientes; e em terceiro lugar, está a Vivo, com 6,8 milhões de linhas ativas do serviço.

Apenas na fibra óptica, a Oi manteve a liderança na oferta do serviço, com 3,8 milhões de clientes. A segunda, é a Claro, com 3 milhões de clientes; e em terceiro lugar, está a Vivo, com 2,3 milhões de linhas ativas do serviço.

Os dados da Anatel também indicam que as operadoras autorizadas seguem detendo a maior parcela do mercado, mantendo a liderança na oferta do serviço de telefonia fixa no Brasil, sendo responsáveis por 53% do total de linhas ativas do STFC. A virada das autorizadas, que historicamente sempre estiveram atrás das concessionárias do serviço de STFC, aconteceu em dezembro de 2021. Ou seja, há dois anos que aquelas tomaram a liderança da oferta do serviço.

Fonte: Teletime